segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Gigante do Norte e Emergente do Sul

Como prometido, voilà minha redação no vestibular da FATEC:

*Proposta: Redija um texto dissertativo em que você discuta a aproximação entre Brasil e Estados Unidos e o efeito disso para os brasileiros.

Nunca os Estados Unidos da América desejaram tanto uma aproximação econômica, e por que não dizer, política, com o Brasil.
Parte desse interesse justifica-se pela posição geográfica brasileira, que mantém fronteiras com todos, à exceção do Equador, os países da América do Sul. Sua ocalização privilegiada confere ao Brasil maior controle político da região, que tem ultimamente sido governada (em geral) por presidentes populistas e notoriamente antiamericanos.
Se antigamente, com o NAFTA, o México era um aliado econômico, atualmente pode ser facilmente tomado como um entrave. A relação entre Estados Unidos e México vem sendo desgastada com as dificuldades na contenção imigracional e do tráfico de entorpecentes, causador de violência e mortes.
Em contra partida, o Brasil vem demonstrando perate o cenário internacional investimentos e esforços efetivos para a redução do poder paralelo do tráfico. Isso somado ao desenvolvimento econômico e estabilidade financeira em época de crise, são os atrativos considerados, dignos da iniciativa de aproximação entre os referidos países.
A terra do futebol e do samba também tem muito a aproveitar com essas mudanças de cenário nas relações internacionais. Tendo fechado acordos de comércio com a China, vale agora reforçar os já firmados com os E.U.A., sem perder de vista os que ainda estão por vir, levando em consideração que talvez seja este o momento de o país deixar a condição de país emergente e em desenvolvimento, para país desenvolvido e líder da América Latina.

Copyright Henry Cella

Quem me aprova levanta a mão... rsrsrsrsr

Obs: Correção infeliz.. além do Equador, outro excluído do contato proximal com nosso querido corpitcho territorial é o Chile. Ah, que diferença faz se aquela linguicinha de terra faz ou não faz divisa conosco, heim?!?!

Obs 2: Ao reescrever esse texto no blog, eu lembrei não sei por qual motivo dessa música do irrevrente Cazuza. Enfim, um pouco de música não faz mal a ninguém. Lá vai! Segura!



http://www.youtube.com/watch?v=NkNv2BflaSU

Nenhum comentário: